A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria clostridium botulinum, a mesma responsável pela doença botulismo. Porém, para o uso estético a substância é purificada e industrializada, tendo efeitos apenas para relaxar a musculatura.
Quando injetada, ela atua como bloqueador neuromuscular que impede a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, evitando parcial ou totalmente a contração muscular
Os músculos faciais se contraem quando recebem ordens de uma substancia chamada acetilcolina. A toxina botulínica age bloqueando a ação desta substância( somente na área que recebeu a aplicação). Quando não existe a contração do músculo não há formação de rugas.
Já no caso da sudorese excessiva, ela age bloqueando o estimulo do suor nas glândulas sudoríparas das axilas ou das mãos
É recomendado o intervalo de 4 a 6 meses. É indicado esse intervalo de tempo para que diminua as chances do organismo criar resistência à toxina. Apesar do efeito transitório, se a aplicação for realizada com regularidade, a toxina botulínica pode trazer maiores benefícios a longo prazo.