Para garantir a qualidade e segurança dos nossos serviços, trabalhamos com equipamentos da mais alta tecnologia disponível hoje no mercado em Ortodontia.
A Ortodontia conhecida como “Aparelho Dentário”, é a especialidade da que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decíduas (de leite), mista, permanente e seus desvios da normalidade, prevenindo , interceptando e corrigindo a “maloclusão”, que significa “mordida ruim”.
Dentes tortos ou que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.
Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a aparência e influenciam na autoestima.
A prática da ortodontia requer habilidade profissional no design, aplicação e controle dos aparelhos corretivos (bráquetes) para levar os dentes, lábios e arcadas a um alinhamento apropriado e alcançar um equilíbrio facial.
O ideal é que a primeira avaliação do paciente seja feita aproximadamente aos 7 anos de idade. O exame precoce de uma criança permite que o ortodontista avalie e detecte algum problema ortodôntico e planeje algum tratamento, se necessário. Caso contrário, ele orientará os pais para retornarem num outro momento para nova reavaliação ou até mesmo para iniciar o tratamento ortodôntico.
Na primeira visita na Clínica o paciente será examinado clinicamente. Informações importantes são obtidas, tais como, hábitos orais, traumas sobre os dentes, doenças, tratamentos hormonais e uso de medicamentos.
Além disso, nesta consulta o ortodontista será capaz de orientar quanto às opções de tratamento disponíveis, sobre quando o tratamento deverá começar, sobre o tempo de duração do tratamento e o custo aproximado do mesmo.
Para complementação das informações obtidas na 1ª consulta, o ortodontista solicitará a documentação ortodôntica, que inclui:
Modelos de gesso das arcadas dentárias
Radiografias e fotografias dos dentes e da face
Numa segunda visita do paciente a clínica, após a realização da documentação ortodôntica, o ortodontista fará a exposição do diagnóstico e plano de tratamento, formulado a partir das informações obtidas na primeira consulta e também dos registros da documentação.
Após isto o tratamento poderá ser iniciado. No entanto, se for diagnosticado que o momento apropriado para iniciar o tratamento for mais adiante, o paciente fará visitas periódicas ao ortodontista, a critério deste, até o momento considerado ideal para o início.
O tratamento ortodôntico usualmente envolve um período de 18 a 36 meses. Em alguns casos ele poderá terminar antes e em outros poderá levar mais tempo do que o previsto inicialmente para a finalização. O tempo total de tratamento depende da severidade da maloclusão original, do tipo de tratamento envolvido e da cooperação do paciente.