As facetas são lâminas que podem ser constituídas de porcelana ou resina composta, elas são cimentadas sobre os dentes, tendo formato e coloração de acordo com cada paciente. Seu principal objetivo é corrigir as deficiências estéticas.
Essa técnica consiste em manipular a resina (material usado para realizar restaurações em dentes cariados ou fraturados) de determinada maneira que seja possível criar uma nova anatomia ao dentes sorriso. Na maioria do casos, não é necessário fazer o desgaste dos dentes, mas em algumas situações onde a anatomia dos dentes naturais impedem a criação da harmonização é feito um pequeno desgaste.
Sim, paciente com cárie, doença na gengiva ou problema de oclusão grave deve tratar antes da colocação das lentes.
A principal diferença entre lente e faceta está na espessura, laminados cerâmicos com menos de 0,7mm são lentes, laminados com mais de 0,7mm são facetas.
A durabilidade depende de muitos fatores, dentre eles esta uma técnica aprimorada do Cirurgião dentista, um técnico em prótese capacitado e cuidados básicos por parte do paciente. Obedecendo esses fatores a durabilidade gira em torno de 8 a 10 anos para as feitas em porcelana. Já as feitas com resina composta duram em média 5 anos por elas terem a capacidade de pigmentação.
Se não houver necessidade de outros tratamentos prévios, em torno de 2 a 3 consultas, desde de o projeto (planejamento) até a cimentação.
Nos casos das porcelanas não há essa possibilidade, já na resina composta sim.
Normalmente se faz apenas onde há necessidades estéticas. Geralmente a linha do sorriso. É importante obedecer a regra simples da simetria, números pares: 4,6,10 …. fazendo necessário de um planejamento (um projeto), um mockup (maquete) e só depois de aprovado cor, tamanho e forma, faz-se o definitivo.